top of page

16 DE FEVEREIRO - DIA ESTADUAL DA DANÇA NO PARÁ

O COLEGIADO DE DANÇA DO PARÁ CELEBRA O DIA ESTADUAL DA DANÇA NO PARÁ.

 

Entendemos a necessidade de instituir o Dia Estadual da Dança no Pará, devido a diversidade cultural que vivemos e a imensidão de fazeres artísticos que abraçam milhares de artistas da dança no Pará.

 

Dia 16 de fevereiro de 2016 faleceu o professor e bailarino Augusto Rodrigues, que foi considerado o pai da dança do Pará.

 

Um dos ícones da dança no Pará, Augusto Rodrigues nasceu no ano de 1928, em Belém e desde cedo manifestou interesse pela arte da expressão corporal. Quando criança morava próximo a Praça da República, na rua 1o de Março e foi lá, que viu pela primeira vez, a chegada do circo. Admirado com a figura da contorcionista Nina Rankova, o professor nem imaginava que a apresentação seria o primeiro alicerce para uma paixão que estaria por vir: a dança.

 

Considerado o precursor da dança clássica em Belém, Augusto Rodrigues também é lembrado como um autodidata no aprendizado desse gênero. Seus primeiros passos como bailarino foram dados nas breves passagens de companhias europeias que se apresentavam na capital. Para se aperfeiçoar na arte, o mestre recorreu ao estudo em escolas de dança no Rio de Janeiro e em outras capitais brasileiras. Ao retornar para Belém, Augusto montou sua própria escola de dança. A primeira da cidade.

 

Considerado como o “pai” da dança no Pará, ele foi mestre de várias gerações de bailarinos e teve seu trabalho reconhecido, por meio de homenagens, inúmeras vezes.

Na década de 70, criou uma nova linha de ensino e iniciou a sua experiência como professor de Expressão Corporal, na Escola de Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao longo de sua trajetória, Augusto Rodrigues foi um grande destaque como bailarino e possibilitou o desenvolvimento dessa arte corporal no Estado e ajudou no surgimento de talentos paraenses que se tornaram exemplos na dança.

 

Logo, dia 16 de fevereiro, Augusto Rodrigues partiu, mas deixou um legado a todos os fazedores de dança no Pará.

Lei Estadual:
Clique aqui.

II MOSTRA DE DANÇA DO COLEGIADO DE DANÇA DO PARÁ.

A II Mostra de Dança do Colegiado de Dança do Pará acontecerá nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Teatro Experimental Waldemar Henrique e contará com os seguintes formatos de participação:

bottom of page