ABAIXO-ASSINADO PARA CRIAÇÃO CORPO DE BAILE DO THEATRO DA PAZ
Os abaixo-assinados vêm solicitar 1) que sejam tomadas medidas para que o poder público estadual abra diálogo com os profissionais na área da dança para que seja codificada a criação e manutenção de um corpo de baile profissional do Theatro da Paz. Solicitamos também 2) que as discussões possam avançar às sugestões legais de outros mantenedores desses profissionais, como a Prefeitura Municipal de Belém e empresas, sobretudo aquelas que exploram a biodiversidade da Amazônia, a fim de garantir emprego, renda e a própria manutenção da cultura e da corporeidade amazônicas, e 3) que o referido Corpo tenha uma sede no Theatro da Paz e instalações públicas culturais no Pará, como teatros, museus, palacetes ou em um dos inúmeros prédios públicos sem utilização há tantos anos, inclusive os históricos.
Expomos a seguir a situação para justificar essa petição:
Esta iniciativa se justifica por vários fatores que aparecem de forma interligada e que fortalecem a cidadania de um povo. Aproveitamos esta data histórica para apresentar nossa causa que é o fortalecimento do caminho profissional dos artistas da dança deste Estado, tomando como princípio o desenvolvimento econômico e social destes, bem como o fortalecimento cultural do Pará e como consequência, a contribuição aos demais cidadãos e cidadãs do Pará a partir do auxílio na construção de um Estado mais justo e democrático.
No que diz respeito ao desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, a existência de um corpo de baile municipal estimula a produção de bens e serviços culturais, gerando emprego e renda para diversos profissionais, como bailarinos, coreógrafos, músicos, técnicos de iluminação e som, costureiros, entre outros. Isso porque, a dança é um dos setores essenciais à economia criativa, que proporciona a movimentação da chamada Indústria Criativa. Podendo, inclusive, movimentar o turismo cultural através de espetáculos de dança de alto nível. Isso, por sua vez, movimenta a economia local, gerando receita para hotéis, restaurantes, transporte e outros serviços.
Outro ponto a ser levantado é a profissionalização dos artistas da dança no Pará, pois a existência de um número significativo de escolas de dança, cursos de pós-graduação, de curso de nível superior e de uma escola de formação técnica em dança demonstra a existência de uma demanda reprimida por oportunidades de trabalho na área. A criação de um corpo de baile estadual atende a essa demanda e oferece aos egressos dessas instituições um caminho profissional, oferecendo qualificação e possibilidade de construir uma carreira artística sólida e de longo prazo.
E por fim, falemos do fortalecimento da cultura amazônica, onde a criação de um corpo de baile tem o potencial de levar a dança paraense para um público mais amplo, tanto dentro, quanto fora do estado divulgando, valorizando e fortalecendo a identidade regional, pois teremos a oportunidade de trabalhar além das manifestações comuns à dança mundial com a criação de um repertório que valorize as raízes culturais da região, como os ritmos e as danças tradicionais do Pará, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural imaterial.
Dessa forma, a criação de um Corpo de Baile do Theatro da Paz é uma iniciativa que reúne diversos benefícios, tanto para os artistas da dança quanto para a sociedade como um todo ao promover a profissionalização, a valorização da cultura local e o desenvolvimento econômico, o que contribuirá para o fortalecimento do setor cultural e para a construção de uma cidade mais justa e democrática.